segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TRABALHO 1 - GRUPO 2

Ana Rita Gaspar Nº5


Shahista Ibrahim Abdul Aziz Nº21




A Natureza e o Tipo de Solo




Portugal Continental tem mais potencialidade de rendimento agrícola nas zonas litorais como: as Bacias Hidrográficas do Rio Sado, Rio Tejo, Rio Mondego e da Ria de Aveiro. Isto porque os sedimentos e arenitos, os enriquecem e são os principais constituintes do solo, transportados do interior, das zonas montanhosas que com a acção erosiva perdem os sedimentos dos granitos, nomeadamente através dos rios. Isto fortalece a fertilidade do solo, logo, estas áreas obtêm um maior rendiomento agrícola. Nas zonas do interior, montanhosas, devem existir actividades como a pecuária e a silvicultura.
Nas regiões insulares, o tipo de solo que predomina é vulcânico, solo rico, mais fértil e o mais produtivo, devido à capacidade acelerada de produção e pelos diversos minerais. Na Ilha do Pico, Património da Humanidade, há uma grande produção de Vinha, devido à riqueza do solo, que é vulcânico (devido as cinzas).
Há um uso inapropriado dos solos, os agricultores do Interior não têm conhecimento suficiente para diferir as áreas apropriadas, pois enquanto há 26% de solo destinado à Agricultura e 60% de solo para a exploraçâo Florestal, a utilização é de 43% para o solo agrícola e 36% de exploração Florestal, ou seja, utilizam inadequadamente as áreas de exploração Florestal para a sobreexploração de Agricultura, o que resulta um baixo rendimento agrícola.







Solos Fertéis - Lezírias do Ribatejo.







Plantação de Chá em solos vulcânicos (Ilha dos Açores)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TRABALHO 1 - GRUPO 1

Bananeiras na Ilha da Madeira

Montado Ibérico.

Vinha na Ilha do Pico


Clima


João Amado Nº16
Lisandro Carvalho Nº17

O clima na maior parte de Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira é temperado mediterrânico, no noroeste de Portugal Continental e no arquipélago dos Açores tem influência marítima, a faixa interior de Portugal tem influência continental.No entanto a denominação do clima de Portugal Continental e Arquipélago da Madeira é temperado mediterrânico e no Arquipélago dos Açores é temperado Oceânico.

- O clima tem grande importância na agricultura.


- No Verão existe necessidade de rega para muitas das culturas com custos elevados, porque nesta altura do ano em Portugal nao chove e as temperaturas são simultaneamente elevadas.


- As variações de temperatura e a queda de precipitação influenciam muito a agricultura.


- Exemplos como a vinha, a oliveira, o sobreiro, a figueira, a alfarrobeira e a azinheira, tiram proveito das condições naturais do nosso clima.


- No norte a agricultura está condicionada devido ás fortes chuvas ou queda de neve que provocam cheias que destroem completamente as culturas. Exepções prejudiciais são as secas, que têm prejudicado no Alentejo e Algarve.

- Conclui-se que no Sul e Litoral do País são as zonas onde existem melhores condições para a prática da agricultura.

domingo, 20 de setembro de 2009

INTRODUÇÃO

Caros alunos e alunas, bem vindos ao blogue de Geografia de Portugal, da Turma 11H da Escola Secundária da Ramada. Aqui vão estar resumos da matéria e trabalhos dos alunos, vindo a servir de apoio ao estudo para os Testes.