quarta-feira, 17 de março de 2010

REVISÕES PARA O TESTE DE AVALIAÇÃO Nº 4

Caros alunos e alunas, como é óbvio, vou aqui colocar as respostas a algumas perguntas que ainda não foram respondidas anteriormente, bem como colocar ligações e informações acessórias muito importante.


Definições iniciais:

Macrocefalia - é quando uma cidade se destaca de todas as outras na sua rede urbana.
(Ex: Lisboa)
Bicefalia - é quando duas cidades se destacam de todas as outras na sua rede urbana.
(Ex: Lisboa e Porto)
Relações de Complementaridade - são as relações que se estabelecem, normalmente entre as áreas urbanas e as áreas rurais, mas também entre a áreas urbanas. (Ex: a cidade depende do campo para bens alimentares, água e energia, e pelo contrário, o campo necessita da assistência técnica e dos serviços especializados e apoios da cidade).

Área de Influência - é o território abrangido por uma determinada função ou serviço. (Ex: Se for um Hospital tem uma área de influência para os seus utentes que pode ser de vários concelhos, bem maior do que apenas um simples café, que apenas tem uma área de influência do quarteirão ou do bairro).

Bem Vulgar - é fornecido por uma serviço ou função vulgar, que são aquelas que se encontram em abundância e em quase todas as áreas de um determinado território. (Ex: Cafés, Restaurantes, etc.)

Bem Raro - é fornecido por um serviço ou função rara, que são aquelas que se encontram apenas em locais mais centrais, nas cidades mais importantes. (Ex: Lojas de marcas de luxo, Universidades, etc.)

Raio de Eficiência - é a distância até à qual um determinado utente ou cliente se desloca para adquirir um certo bem. A partir dessa distância a renda e o custo desse bem torna-se insuportável. Para bens raros, como a deslocação a um Hospital a distância a percorrer é maior, pelo contrário para beber um simples café, a distância é mínima.

Lugar Central - é o local que está num centro de um determinado território em termos de acessos e de vias de comunicação e para o qual convergem todos os transportes de forma rápida e eficaz.

REDE URBANA - é o conjunto de cidades e aglomerações urbanas localizadas numa determinada área, que se diferenciam pela sua dimensão e pela sua função, ligadas entre si por vias de comunicação e fluxos diversificados. A rede urbana nacional é BIPOLAR, em que duas cidades de grande dimensão (Lisboa e Porto) comandam uma rede.
SISTEMA URBANO - São as relações que se estabelecem entre essas aglomerações urbanas e essas cidades de diferentes dimensões e importâncias, originando inter-relações e interdependências.
CRITÉRIOS PARA AS CIDADES:
Demográficos - são os mais fáceis de utilizar, fundamentando-se em valores mínimos de população que os lugares deverão ter. Este critério apresenta muitas limitações devido à grande variabilidade do número mínimo de habitantes adoptados por vários países.
Funcionais ou Económicos - procuram relacionar a população urbana com a actividade que a mesma desempenha, isto é, classificam os lugares tendo em conta a estrutura da população activa e relacionam estes lugares coma presença de determinados serviços (equipamentos de saúde, educação, etc.), utilizados pelas populações de áreas circundantes. Assim se explica a existência de cidades de pequenas dimensões mas que desempenham um importante papel em termos funcionais.
Morfológicos ou Paisagísticos - têm em conta as características das localidades, associando a áreas urbana a uma paisagem marcada por grandes densidades populacionais de população, de construções e de tráfego.
Jurídico-Administrativos - são suportados pelas decisões políticas. O título de cidade é atribuído por legislação própria ou por via administrativa devido a funções desempenhadas pelas localidades. Até ao início do século XX, as cidades obtinham esse estatuto por meio de documentos régios, que, frequentemente, traduziam objectivos de povoamento ou de defesa de determinados territórios, ou constituíam formas de reconhecimento por serviços prestados ao reino.
1 - Relaciona o desenvolvimento das ÁREAS METROPOLITANAS com o desenvolvimento dos países.
R: Os países mais pobres e subdesenvolvidos, ainda estão numa fase em que decorrer um forte êxodo rural, entrando muito migrantes nas cidades centrais (FASE CENTRÍPETA). Este facto origina graves problemas nas cidades, como é o caso dos bairros degradados. Nos países mais avançados do Mundo, a tendência já foi e é, actualmente a deslocação das pessoas para os subúrbios, áreas-periurbanas e cidades-dormitório, que agregadas à volta de uma cidade central originam Áreas Metropolitanas, que por sua vez juntas, poderão formar uma Megalópole.

Observem bem os municípios da AML E AMP:
MUNICÍPIOS DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA


MUNICÍPIOS DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

2 - Refere os subsistemas urbanos do país:

NORTE LITORAL - vai desde Viana do Castelo até Aveiro. A sua cidade central é o Porto que é a cidade mais importante do Norte de Portugal, apresentando grande dinamismo empresarial e boas relações económicas com a região Espanhola da Galiza.

NORDESTE - vai desde Bragança até à região de Amarante e acompanha o IP4, que será a futura auto-estrada Transmontana. Atravessa cidades importantes como Mirandela, Chaves, Vila Real, Régua e Lamego. Está ligado ao eixo rodoviário que se prolonga para Espanha e França, tendo como base também o desenvolvimento feito no Vale do Douro, quer a nível agrícola, quer a nível turístico.

CENTRO - tem como base a cidade de Coimbra, que exerce influencia desde a Figueira da Foz, acompanhando o IP3, passando por Viseu, A25, até à Guarda e ainda prolongando-se pela A23, que abrange as cidades da Cova da Beira, como Covilhã e Fundão.

LISBOA E VALE DO TEJO - é o mais importante do país, quer a nível populacional, quer a nível económico, pois desenvolve-se à volta da capital do país, que exerce influencia até Leiria, como até Torres Novas e Abrantes, prolongando-se até Setúbal. É o local mais central do país, pois aqui convergem todas as vias de comunicação e meios de transporte.

ALENTEJO - tem dois eixos fundamentais, que se cruzam na cidade central de Évora. Um deles abrange as capitais de distrito de Portalegre, Évora e Beja e o outro liga Sines (grande e importante porto de águas profundas ao interior desenvolvido de Elvas e Estremoz e a ligação a Espanha, nomeadamente em Madrid.

ALGARVE - o seu desenvolvimento centra-se no turismo e junto do litoral, desde a Cidade de Lagos até Vila Real de Santo António. Abrange Portimão, Albufeira, Olhão, Faro e Tavira.

REDE URBANA IBÉRICA:

Nível um - Madrid. Está localizada no centro geográfico da Península Ibérica e é a cidade mais importante desta península, bem como a mais populosa.

Nível dois - Lisboa e Barcelona. São concorrente e têm o mesmo nível de importância. No entanto, a primeira é a mais importante da faixa atlântica da Península Ibérica e a segunda é a mais importante da faixa mediterrância.

Nível três - Porto, Valência, Sevilha e Bilbau. Cada uma destas cidades tem uma importância regional muito importante, mas estão dependentes das maiores cidades já referidas anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário