quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRABALHO 1 - GRUPO 3

Inês Sofia nº 13
Ricardo Paiva nº 20
O relevo é, sem dúvida, um dos factores que mais condiciona a agricultura. Esta é afectada também pela altitude, o que pode trazer várias consequências:
- O alto relevo dificulta a prática agrícola, devido aos declives;
- Em zonas de alto relevo, o solo é normalmente mais pobre, recorrendo-se posteriormente à utilização de fertilizantes;
- As condições do estado do tempo são influenciadas pela altitude, afectando a agricultura e a sua produtividade, bem como o seu rendimento;
- Dificuldade na mecanização.
Por estas razões, o Homem sempre se fixou em regiões de baixa altitude, devido à fertilidade dos solos. Porém, ao longo do tempo, o Homem foi criando soluções para contornar estes problemas, nomeadamente os socalcos. Estes são bastante utilizados no Vale do Douro, para a produção do Vinho do Porto. Os socalcos permitem a acumulação de sedimentos, tornando os solos mais férteis e com uma maior produtividade e rendimento. Na Madeira e nos Açores, o solo é bastante mais fértil, consequência das erupções vulcânicas anteriores e da existência de solos vulcânicos. Os socalcos são usados neste caso, apenas, devido ao relevo acentuado.
Noutras zonas do Mundo, mais explicitamente as zonas equatoriais, a agricultura em altas altitudes tem as suas vantagens, pois permite criar certas culturas que não seriam possíveis num clima equatorial.

Fig.1 - Agricultura em regiões de baixa altitude
Fig.2 - Socalcos do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário