sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TRABALHO 1 - GRUPO 8







PAULA SANI CORREIA Nº18
ANA LÚCIA SALGUEIRO Nº3






PLURIACTIVIDADE



A Pluriactividade permite ao agricultor ter outra profissão para além da sua. Esta faz com que o agricultor tenha mais rendimento para o agregado familiar, pois este ao trabalhar só no sector primário (agricultura) não teriam tanto rendimento como se tivessem outras actividades, e provavelmente já teriam abandonado a agricultura. Se o agricultor tem várias actividades e poucos rendimentos faz com que este não invista na agricultura ( nas maquinarias, nos fertilizantes, entre outros..) e assim faz com que haja pouco desenvolvimento económico e que os agricultores não apostem tanto nas suas formações profissionais.



Contudo, analisando a figura 17 da página 20 em relação à distribuição por região agrária constatamos que na região Entre Douro e Minho temos uma pequena percentagem da população activa na agricultura, no qual têm a ajuda do marido ou da mulher e de outras pessoas da família, e obtêm rendimentos de outras actividades que neste caso são as fábricas (têxtil e móveis).


Trabalho na indústria têxtil





Nas regiões do Algarve e do Arquipélago da Madeira temos a mesma situação mas os produtores obtêm rendimentos do turismo durante a época do Verão.


Trabalhador na hotelaria

Enquanto que em Trás-os-Montes e no Arquipélago dos Açores temos uma situação inversa, ou seja, temos uma maior percentagem de população activa na agricultura, no qual também têm a ajuda dos outros e dos cônjugues, fazendo com que estes dediquem-se mais à agricultura, como única actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário